Apesar da invenção da imprensa permitir maior acesso às informações, isto não aconteceu de forma rápida e fácil. O acesso à escrita e leitura permaneceu restrito à poucas pessoas durante muito tempo.
Somente com o surgimento da sociedade burguesa a maior parte da população passou a ser alfabetizada e ter acesso aos livros e outros impressos. Nesta época, intelectuais reuniam-se para estudar e discutir obras literárias, dando acesso também aos não leitores de apropriar-se de algum conhecimento, pois estas reuniões não eram fechadas a um determinado grupo.
Hoje, a leitura é feita de forma individualizada, mas continua mantendo uma dimensão de ascensão social e melhores condições de vida.
Até algum tempo, o papel dos leitores era decifrar a mensagem que o autor queria transmitir, atualmente o leitor é também produtor de sentidos, pode e deve interagir com as idéias lidas, comparar, se apropriar e também criticar, propondo mudanças.
Dentre as práticas de leitura pode-se destacar a oral e a visual. A primeira é feita tanto por quem lê, quanto para quem ouve, pois ouvir também é uma forma de leitura. A leitura visual tem a vantagem de ser mais veloz , poder reler, buscar novas entonações para quando o texto for lido em voz alta, e favorece a reflexão sobre o texto lido.
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário